+ INFORMAÇÕES SOBRE CURSOS?
PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO, SERÁ UM PRAZER PODER ATENDÊ-LOS!

Doutorado em Saúde Pública

 

Realizado através do convênio entre o VertebralEDUS e a Universidad Nacional de Rosario, especialmente para

​ 

 

colaborar com o desenvolvimento de recursos humanos que contribuam a pesquisa científica e geração de conhecimento no campo da Saúde Pública. Deste modo, pretende-se contribuir para o avanço da ciência, com enfoque sobre questões de saúde pública e consideração de novas soluções.

Além disso, procura construir um conhecimento local em uma perspectiva internacional sobre a questão da Saúde Pública. Este contará com as diretrizes propostas pela Associação de Escolas de Saúde Pública para o desenvolvimento do doutorado na área.

 

 
Titulação conferida

 

Doutor (a) em Humanidades 

​Saúde Pública
 
 

Objetivos 

​- ​

Investigar o impacto da legislação, regulamentos e políticas sobre a saúde da população.

​-

 Investigar e avaliar as estratégias de comunicação para diferentes públicos do sistema de saúde para influenciar os diferentes níveis de social, modelos de software de comunicação baseada em evidências;

​-​

 Sintetizar e aplicar as teorias de gestão e investigação epidemiológica, a fim de promover a saúde da população.

​-​

 Desenvolver sistemas de vigilância em saúde para monitorar a saúde da população, o patrimônio e os serviços de saúde pública.

​-​

 Aplicar as perspectivas teóricas e empíricas de diferentes disciplinas na concepção e implementação de programas, políticas e sistemas de saúde.

​-​

 Avaliar os riscos, benefícios e conseqüências da pesquisa e prática.

​-​

 Investigar o desempenho e impacto dos programas, políticas e sistemas de saúde.

​-​

 Conduzir equipes de pesquisa interdisciplinar para a implementação de iniciativas de pesquisa em saúde.

​-​

 Possuir competências de pesquisa necessárias para os vários setores nos sistemas de saúde com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem.

 
 

Plano de Estudos

 

 

As disciplinas que compõem a área de epidemiologia são:

Paradigmas e a evolução conceitual da epidemiologia.

Novos instrumentos georreferenciais da epidemiologia.

Epidemiologia e crítica social.

Sistemas de informação em epidemiologia.

As disciplinas que compõem a área de sistemas e serviços de saúde:

A política de saúde.

Análise comparativa da estrutura e funcionamento dos sistemas.

Abordar a garantia de qualidade e de risco em sistemas de saúde.

Modelos de sistemas de financiamento da saúde.

Parte das horas correspondentes ao ciclo de formação específica pode ser preenchida através de seminários oferecidos em outras universidades, nacionais ou estrangeiras, cuja proposta de integrar os currículos dos programas credenciados pela agência de qualidade e/ou do Ministério da Educação do país em que a universidade está inserida. Estas opções devem ser aprovadas pelo Comitê de Doutoramento em cada caso.

 
 

Modalidade e Duração

 

 

O Doutorado tem uma carga de 500 horas divididas em quatro módulos quinzenais, que acontecem de seis em seis meses. O curso é, portanto, presencial, com uma freqüência quinzenal, de segunda-feira a sexta-feira de 08h30min às 19h (com intervalo para o almoço) e sábado de 08h às 13h, ministrado na sede da UCES, em Buenos Aires. Ao final do curso o aluno tem dois anos para desenvolver uma tese sobre tema pertinente, para defesa perante a banca em época oportuna.

 
 

Defesa de Tese

 

Depois de concluir os cursos, o aluno terá um período de dois anos para projetar a sua tese. No mesmo período, deve propor um Diretor de Pesquisa Trabalho e plano de tese, que pode ser o mesmo conselheiro de estudos ou outra pessoa, sempre que tenha o Doutorado ou título máximo equivalente. O plano de tese deve ser acompanhado pelo Diretor, sob proposta.

 
 

Método avaliativo

Avaliação individual por seminário, considerando as atividades dentro de sala, atividades finais, pesquisas, frequência além de outra(s) formas de avaliação a critério do professor responsável.

 
 
Processo seletivo

Mediante envio das fichas de inscrição e declaração de independência turística além dos documentos escaneados e da carta de intenções, é aberto um processo de avaliação com retorno em até 5 dias uteis. Após aprovação o aluno recebe a listagem de documentação específica a ser entregue na Universidade até o 3o módulo, devidamente autenticadas e legalizadas.

Os documentos devem ser enviados escaneados com boa resolução, salvos em formato PDF, a não ser a foto, que deve ser salva em JPEG. 
 
 
Requisitos de admissão

Graduados em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Bioquímica, Farmácia, Psicologia, Sistemas de Gestão e Serviços de Saúde e graduados de outras modalidades que possuam graus avançados de Mestre em Administração de Serviços de Saúde, da Saúde Pública ou carreiras de pós-graduação focadas no campo da Saúde Pública, como advogados, contadores e graduados em Gestão.

 
 

Documentação para inscrição

Ficha de inscrição preenchida e assinada (disponível clicando aqui);

Declaração de Independência Turística (disponível clicando aqui);
RG (frente e verso, com data de emissão inferior a 10 anos);
CPF (frente e verso);
Certidão de Casamento/Divorcio (para mulher);
Diploma de Graduação (frente e verso);
H.E. de Graduação (frente e verso);
Diploma/Certificado de pós-graduação (caso possua);
Foto 3x4 (atual e com boa resolução);
Comprovante de residência (ano atual); 
Carta de Intenções;
Currículo Vittae ou Lattes.
 
 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS DO CURSO

Seguro Saúde

Em todas as viagens para fins de estudo, o aluno deverá entregar ao representante do VertebralEDUS para ser protocolado na Universidade, a cópia do contrato do seguro viagem, constando as datas de presença do aluno na Argentina.

 
 
 
Faça agora mesmo sua inscrição